10/05/2015 – II Encontro da IGDA-SP: um breve relato

By | 14/05/2015

meio

Tivemos neste último dia 10/05 (sábado) o II Encontro da IGDA-SP neste ano. Dessa vez foi realizado na Fatec São Caetano do Sul e pudemos contar com a presença dos alunos e professores do curso de Jogos Digitais. Entre alunos, professores e inscritos pelo site, tivemos cerca de 120 pessoas presentes.

Foi um ótimo encontro, que começou às 10h com a abertura feira pelo Marcos de Paula Gonçalves, que vem gerenciando e organizando os eventos da IGDA-SP, além de participar ativamente de uma série de iniciativas do Capítulo São Paulo da IGDA.

Em seguida, o Prof. Alan Carvalho, Diretor Acadêmico da IGDA-SP e Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul, fez uma apresentação da IGDA e do Capítulo São Paulo da IGDA aos presentes, destacando a importância de que os estudantes e profissionais de desenvolvimento de jogos se unam para que possamos empreender ações positivas para nosso mercado.

Após isso, tivemos a apresentação de Moacyr Alves, presidente da Acigames, que estava acompanhado da Sra. Jazmin Luo, representante da Halo Digital da China. Moacyr, que também está na Halo Digit, fez uma exposição sobre as oportunidades de negócio para jogos mobile na Ásia e informou aos presentes que no próximo dia 23/05 haverá um evento para avaliação de games mobile visando publicação na Ásia pela Halo Digit. Informações sobre esse evento podem ser obtidas aqui.

moacyr

Depois foi a vez de Marcos Lenci, da Lenci Cultura Incentivada, que fez uma bela apresentação sobre as possibilidades de captação de recursos a partir de leis de incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet e outras. A apresentação foi bem esclarecedora e inclusive desfez alguns mitos sobre esse processo de captação.

marcoslenci

A seguir foi a vez de Stiven Valério, da Flux Game Studio, que apresentou o jogo Union (disponível para download na Play Store) e detalhou seu processo de desenvolvimento. Uma bela apresentação que foi inclusive realizada na Unite Brasil 2014.

union

Mais um jogo foi apresentado, dessa vez de autoria do aluno Lucas Veroneze Tola (logo apelidado de “Leónidas”), do curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul. O jogo se chama Sometimes, ainda está em desenvolvimento e trata da dificuldade da transição de uma garota transgênero, foi muito apreciado pelos presentes, que puderam inclusive ter uma demonstração de “total falta na habilidade em jogar um jogo simples” pelo Prof. Alan Carvalho, garantindo boas risadas a todos.

sometimes

E para finalizar, tivemos a sessão aberta de perguntas e respostas, na qual todos puderam participar e colocar suas dúvidas sobre o mercado para desenvolvedores de jogos, com respostas de Marcos Gonçalves, Moacyr, Stiven, Alan e Marcos Lenci.

Por volta das 13h50 terminamos mais um encontro da IGDA-SP e o próximo já está marcado: 11/07 na Faculdade Impacta de Tecnologia. Inscreva-se clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *