O que?

A IGDA (International Game Developers Association) é a maior organização sem fins lucrativos que reune e serve indivíduos que desenvolvem jogos digitais.

Sua missão é trabalhar pela evolução profissional e melhoria da qualidade de vida de desenvolvedores de jogos por meio da formação de networking, conectando os associados com seus pares, promovendo desenvolvimento profissional e atuando em questões que afetem a comunidade de desenvolvedores.

Diversas atividades são desenvolvidas pela IGDA, norteadas por um conjunto de core values que incluem o senso de comunidade, profissionalismo, respeito à liberdade de expressão, incentivo à inovação, compreensão do impacto que os games causam na sociedade, liderança e diversão.

A IGDA foi criada em 1995 por Ernest Adams com o nome de Computer Game Developers Association (CGDA), sendo que o motivo principal para sua criação foi a falta de uma entidade que representasse os desenvolvedores nos debates do Congresso dos EUA nos anos 1990 sobre a indústria de jogos digitais. Em 1999 a CGDA passou a ter o nome pelo qual é hoje conhecida mundialmente.

O Chapter São Paulo

A IGDA possui ao redor do mundo diversas representações, chamadas chapters (ou “capítulos”), formadas por desenvolvedores que compartilham dos valores da IGDA e que desejam associar-se para trabalhar em conjunto para o cumprimento da missão da IGDA em sua região.

Existem chapters em praticamente todos os continentes. No Brasil, a IGDA está representada em Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sorocaba, sendo o segundo país no mundo com maior número de representações (junto com o Canadá e atrás apenas dos EUA). Nesta página você poderá ter acesso aos diversos meios de comunicação com os chapters brasileiros.

Nosso chapter esteve inativo durante algum tempo e em 2012 o Marcelo Tomita (Neptum Studios) tomou a iniciativa de reativá-lo. Algumas pessoas se interessaram em participar dessa nova fase e desde então tem sido realizadas reuniões com o intuito de discutir objetivos e ações no sentido de reunir os desenvolvedores da região para uma participação ativa, que fortalecerá o chapter e em consequência os próprios associados.